sábado, 11 de outubro de 2008

Eterno Morto-vivo

Passei um bom tempo pensando qual texto publicaria hoje no meu blog. Foi difícil escolher, mais ainda elaborar. Meu primeiro filho na crônica... Aí vai!

Eterno Morto-vivo

Domingo fui ao Cine Brasília assistir à Terceira Mostra Internacional de Curtas, com filmes que até então desconhecia. Nessa ocasião, meu foco não eram os filmes, mas o cinema em si. Com mais de 600 pessoas, muitas espalhadas pelo chão, poltronas confortáveis, tela enorme, boa projeção: é o palco ideal para cineastas divulgarem os filmes. Predominantemente jovem e politizado, o público ferve durante as semanas de festivais e o local torna-se o atrativo da cidade.

Entretanto, o espaço que recebeu grandes cineastas, como o saudoso Glauber Rocha, alterna períodos de vida e morte. O Cine Brasília é assim, quando não acolhe tradicionalíssimos festivais, como o Festival do Cinema Brasileiro,desde 1965, está abandonado, sem aplausos ou vaias. O silêncio é espantoso.

Sinto-me envergonhada por deixar apagar as luzes do cine. A vontade é de confessar uma culpa que não tenho. Ou tenho? Talvez, por não ser fiel amante da sétima arte ou porque não me atento a programação variada oferecida o ano inteiro. Mas, a culpa não é só minha. Fora da época de grandes eventos, o espaço peca na divulgação e nas reformas, que só surgem com os festivais.

Terminou mais uma mostra no Cine Brasília, e agora só lembrarão do local nos próximos festivais. Amado por uns e ignorado por outros, o cinema volta ao vazio e cheira a mofo.A vida que explodiu em alegrias, agora adormece, e é quase um eterno morto-vivo. As sessões estão entregues às moscas.

7 comentários:

Cris disse...

você me deixou confusa com esse texto, sabia.
quando você falou que não sabia fazer crônica, eu acreditei.
quando li e vi que tinha ficado muito boa, eu não entendi mais nada.

"Ou ela realmente não sabe fazer crônica e isso não é crônica ou eu não sei o que é crônica"

amo você boneca!
;**

Victor Bimbato disse...

muito bom!
=)
saudoso Glauber Rocha!
HAHAHA
\o/
bjss!

Juliana de Faria disse...

gente! muito boa a crônica!
;D
sem noção!

adoooooooro!

Cris disse...

haha falei que tava boa!
tão boa que emplacou!
\o/\o/\o/

Unknown disse...

Gostei do texto..
bastante interessante...
mtu bom msmo..
=)

Unknown disse...

Legal , continuem assim
hehehhe
fikou bastante interessante

Lady Marmelade disse...

Bem poético.

Gostei. Mas, jornalistas sempre me deixam confusos. Vcs são mestres em explicar bem para um público heterogeneo e, ao mesmo tempo, conseguem confundir por simplificar.

Vamos lá...deixa eu te testar =P

Como vc define "jovem politizado"? Um jovem com convicções políticas ou um jovem com liberdade de pensamento e curiosidade? Só o fato de existirem pessoas politizadas já bastaria para resolver o núcleo do problema do cinema? Ou será que o cinema é que deveria buscar atingir a massa? Ou..ainda mais simples...seria a simples falta de verba e descaso governamental e social pela cultura em nosso país?

Beijos