segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nada a comemorar



Ontem foi o dia da criança, e lembrei angustiadamente do episódio relatado pela repórter Érika Klingl, do Correio Braziliense. Crianças e adolescentes se prostituiam por R$3 no centro de Brasília. À vista de todos, sexo com taxistas, empresários e até policiais. A omissão é abissal.

Expostos a todos os tipos de violações. Exploração sexual é só mais uma delas. Cada dia morre o direito e esperança por uma vida melhor. A infância está abandonada. Muitos meninos e meninas optam por esta vida desvalorizada e caem no colo do crime. Hoje, mais de 16.528 jovens cumprem medidas socioeducativas por alguma infração cometida. O combate deve ser não apenas à exploração infantil tão evidente nos últimos dias, mas a todas violações sofridas pelos pequenos, desde os maus-tratos por parte dos familiares ao crime.

Guerra de meninos

Desestruturação familiar ou Estado, não se sabe de quem é a culpa, mas o número de jovens infratores no país aumentou. Desigualdade social e insuficiência das políticas públicas são marcos no Brasil. Na questão dos adolescentes em conflito com a lei, o cenário não é diferente. A lei mais importante de garantia e proteção de criança e adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), atingiu a maioridade em julho desse ano, e apesar dos avanços como redução em 45% da taxa de mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida e maior acesso ao ensino, somam-se desafios a serem cumpridos no que se referem às medidas socioeducativas, na sua maioria serviços voltados à comunidade e internação em centros educacionais.

Um levantamento realizado em 2007, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos apontou a existência de 16.528 adolescentes cumprindo essas medidas. Os adolescentes privados de liberdade estão sujeitos a um risco extremo de sofrer violência, que parte de todos os lados, dos funcionários ou dos outros detidos. A discussão remete ao caso do jovem assassinado pelos colegas no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje), em Brasília, no mês de agosto. Superlotação, unidades inadequadas e maus-tratos são presentes no dia-a-dia desses jovens. O clima tenso e de horror nos centros impede a ressocialização dos adolescentes internados, e contribuem para maiores índices de reincidência.

No ano em que se comemoram os 18 anos do ECA é inaceitável que casos bárbaros de violação aos direitos humanos dessa população continuem ocorrendo no país. O compromisso deve ser acima de tudo com os jovens, e garantir a execução de políticas integradas como ensino, saúde,cultura, esporte e lazer.

E se ainda há motivos para celebrar este dia...FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!



6 comentários:

Garota Tatuada disse...

excelente post.
é a mais pura verdade, quantas crianças perdem suas infancias por um pouco de comida...
enfim, onde iremos parar?

bjkas

Unknown disse...

Muito bom o post.
Acredito que tem haver uma relação entre a familia, governo e na escola pra poder melhorar a situação da criança no país.
Vemos hoje que a criança esta absorvendo informações muio rápidas em na questão formação, elas estão lentas.
Tem que haver mais leis e mais rigor a proteção a crianças.

Unknown disse...

"O FUTURO DO NOSSO PAÍS ESTÁ NAS MÃOS DAS CRIANÇAS DE HOJE" AO ouvirmos essa frase e ,logo em seguida ,assistirmos ,passivamente,ao desenrolar do tratamendo que "todos" nós damos as nossas crianças,é no sentimento de revolta que se traduz esse abuso infantil tão frequente na capital do nosso país.

Cris disse...

ow, agitado o fds dessa sua amiga hein?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

preciso nem dizer que mandou muito no texto né.
quero ser que nem você quando eu crescer.
;**

Juliana de Faria disse...

dia das crianças só é comemorado pelas que têm alguma condição de vida digna.
é indignante saber que ainda hoje exista prostituição infantil. um país que se vangloria de estar entrando no grupo dos países mais influêntes do mundo, não se preocupa com o que acontece na própria capital, o que dirá do que acontece nos interiores do brasil.

Victor Bimbato disse...

tawana é mentora da galera!
\o/