quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O “carma” a caminho do céu

Eu imagino que todos devam estar cansados do caso de Santo André, mas não seria Eu se deixasse passar o episódio em branco no meu blog.

Concordem ou não! Isso é o que eu acho.

O conceito de “carma” existe em muitas culturas, especialmente por toda a Ásia, e é freqüentemente incompreendido. Se vamos usar nosso livre arbítrio tentado o suicídio, por exemplo, lá vem o pedido de “carma”, igualmente em véspera de eleições; “carma” escolha bem o candidato! Mas deixando de lado o humor, afinal o que é “carma”?

Um termo quase sempre usado para convencer os desprivilegiados da sociedade a aceitar suas situações desafortunadas na vida, como sendo decorrentes de sua própria criação. Ao aceitar seus destinos predeterminados, eles se resignarão às disparidades sociais. Em sânscrito, “carma” significa ato, oração. Originalmente isto significa trabalho ou função e é relacionado a palavras fazer ou produzir. No budismo, “carma” refere-se às nossas ações, ou causas, criadas através de nossos pensamentos, palavras e comportamento.

Mas se assim fosse não haveria razão de se prender, julgar e fazer cumprir pena a um seqüestrador, por exemplo. O jovem triiloucado Lindenberg estaria absolvido de seu crime, pois morrer teria sido o “carma” de Eloá. E muitos no episódio do mais longo seqüestro no cenário policial brasileiro, curiosos que se amontoam e não percebem que mais atrapalham do que somam, e volta e meia atribuíam ao “carma” daquela adolescente o sofrimento pelo qual estava passando. Isto acontece por nossos “pensamentos, palavras e comportamentos” têm ai uma explicação!

O comportamento de Eloá extraindo do noticiário o que presta, se verifica que a menina teve um comportamento convencional para sua idade, em que a maioria ainda não se esqueceu das bonecas. Dizem que o fruto que demora a amadurecer demora mais a apodrecer! Eloá amadureceu rápido e como em um flash passou um curto espaço de tempo, onde viveu infância, adolescência e juventude. Não envelheceu, não caiu do galho como as frutas que já estão no ponto, a derrubaram com um tiro a partir da insana idéia de Lindenberg, de que tudo era seu.

A imprensa havida em oferecer emoções aos telespectadores só faltou colocar no ar comerciais criados pelo marketing, especialmente para o momento: “Estamos transmitindo diretamente, por oferecimento da Funerária Caminho do Céu!”, poderia acontecer se mais dias demorasse o seqüestro. Como se o “carma” dos telespectadores fosse ouvir tanta besteira, elas vieram em profusão. Além do que, a imprensa com tantas entrevistas ao vivo através do celular de Lindenberg, fez com que ele se sentisse um super-herói. Mas, trocando em miúdos o final trágico; dizem faltou “carma” aos policiais que invadiram precipitadamente o apartamento.

7 comentários:

Garota Tatuada disse...

excelente post
concordo em tudo
a desgraça alheia é motivo de " furo jornalistico"
até hj ainda estão falando sobre isso
- a menina que sobrevivei acha q a que morreu virou anjo da guarda dela
- a mãe da menina que morreu quer mudar de casa
- o braço enfaixado ainda doi

tudo é motivo para fofocas

deixa esse povo em paz, eles já tiverem um sofrimento, para que prolongar ele??
vai ver são os carmas deles

Anônimo disse...

Parabéns pela crônica, tão bem elaborada, escrita...você tem muito talento!!!
Espero ler tantas outras crônicas ótimas, igual ou melhor, que tenho certeza que estão por vir, escritas por você Tawana!!!
Marco

Cris disse...

ai ai sempre a tawana com seus posts sérios!
você não seria você se não fizesse um post falando sobre isso, realmente!

tu tem muito futuro na área, boto muuita fé em você. continue assim.
;**

Nando Yuu disse...

Seriedade é um forte da Taw, mas vamos combinar! foram 100 horas de sofrimento para toda uma família e rendimento de matérias sensacionalistas para Sônias,Gugus,Leões e etc. mas ainda bem que tem pessoas como vc que sabem explorar o assunto e nos fazer pensar à respeito da securidade dada a marginais idiotas que "sem querer" mas com tudo premeditado desgraçam a vida de uma família e interrompem vidas que ainda tinham muito pela frente!
Aff é revoltante isso tudo, mas mesmo assim seus textos são de uma riqueza e profundidade excepcionais!!!!

Anônimo disse...

sério esse post, falo mesmo. HUASHUAS esse caso foi mais um e nunca para, a mídia é insuportável em relação a isso, vira tudo um show!

Juliana de Faria disse...

vc vai escrever minha tomada de posição, viu?!
uma coisa há de ser dita, vc é séria demais jornalista!
;D
já descubriu sua vocação (ou seria carma?), escrever crônicas maravilhosas! imprime e leva pra discução de amanhã.
beijo

Unknown disse...

Eh Taw, hoje vivemos num mundo em que mais vimos são noticias sensacionalistas, no qual exploram o moral das pessoas.
diversas vezes programas que satisfazem o ibope utilizando da desgraças alheias falando o quer sem se importar da pessoa que esta assistindo a aquele programa.
Esta é a outra face do jornalismo !!!